Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Parrot
Metos Brasil
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

A saúde da vegetação

A saúde da vegetação

A saúde da vegetação é um dos aspectos que devem ser levados em consideração quando falamos em produção agrícola.

Com um setor em constante desenvolvimento os produtores procuram cada vez mais por recursos que ajudem no cultivo e no desenvolvimento da sua cultura.

Visto que toda produção agrícola está sujeita a riscos e que isso afeta diretamente ao trabalho no campo e investimento, a preocupação com a capacidade produtiva aliada a economia está cada vez mais presente na vida do produtor agrícola.

Por isso, entender e acompanhar os índices que colaboram para a análise da saúde da vegetação é um fator muito importante que deve ser considerado.

 

Saúde da vegetação através do sensoriamento remoto

e-da-vegetacao-por-sensoriamento

 

A saúde da vegetação pode ser analisada através de índices e dados levantados através do sensoriamento remoto.

Com o sensoriamento remoto é possível gerar mapas de índices de vegetação, através da captação da utilização de câmeras multiespectrais.

Devido ao avanço da tecnologia, o sensoriamento remoto é feito com o auxílio dos VANTs (Veículos Aéreos não Tripulados), onde é possível realizar o levantamento de dados através de imagens e identificar por exemplo áreas de baixa produção. Com o levantamento desses dados o agricultor é auxiliado na sua tomada de decisão.

 

A saúde da vegetação através da análise de dados

saude-da-vegetacao-por-analise-de-dados
 

As imagens aéreas são responsáveis por identificar qualquer stress sentido na produção antes mesmo de se tornar visível ao olho humano. Elas também podem identificar áreas com danos causados pelo tempo ou mesmo por infestações.

Essas imagens podem ser feitas por equipamentos como o Drone Parrot Bluegrass que possui uma câmera com um sensor multiespectral capaz de captar 4 bandas: Verde, Vermelho, Red Edge e Infravermelho, com imagens de alta precisão.

O melhor disso tudo é a possibilidade de fazer a análise em tempo real através do Parrot Fields, um software que gera o mapa de biomassa diretamente da tela do usuário no momento em que vai sobrevoando a área de interesse.

Todos esses dados geram maior economia e aumento de produtividade das culturas, possibilita a geração de mapas de taxa variável, uma melhor tomada de decisão, além do aumento da lucratividade para o produtor rural.

 

 

 

  • Absorção da luz

Para entender melhor vamos primeiramente entender sobre a vegetação. As plantas passam por um processo chamado fotossíntese para se alimentarem. Um processo físico-químico que as plantas utilizam a luz solar para obter a glicose, para a sua sobrevivência.

Para realizar a fotossíntese as plantas absorvem a luz azul e vermelha. É nesse processo que as plantas garantem a coloração verde.

Dessa forma quanto maior for a densidade de clorofila presente na planta dentro de uma determinada área, menos luz azul e vermelha é refletida nessa área.

Em uma segunda vertente as plantas não absorvem a luz NIR, sendo em sua maioria refletida a partir das folhas.

 

O termo NIR é conhecido do inglês Near Infrared que significa infravermelho próximo. Esse campo é invisível ao olho humano, mas as câmeras multiespectrais são capazes de identificar o estado de saúde de uma vegetação.

Com o sensoriamento remoto é possível identificar qual banda relacionada a determinada vegetação possui uma melhor resposta, assim é possível analisar a saúde de cada vegetação.

 

  • Índices de vegetação

Os índices de vegetação são modelos matemáticos que tem como objetivo o diagnóstico do índice de área foliar, índices de biomassa, e outros índices e aspectos atmosféricos.

Existem vários índices de vegetação que podem ser calculados, sendo o NDVI (Normalized Ratio Vegetation Index) o mais utilizado.

Os índices de vegetação têm como principal objetivo identificar as diferenças entre as vegetações, incluindo o solo e a absorção de água. A incidência de pragas e doenças assim como os outros dados podem ser levantados através de sensores embarcados em drones que fazem o sensoriamento remoto da área de interesse.

Com a tecnologia chegando no campo e cada vez mais recursos o produtor agrícola tem procurado soluções que atendam às suas necessidades, para que se tenha um aumento da produtividade, melhor desenvolvimento da sua cultura, melhor investimento e consequentemente a redução dos seus custos.

Dessa maneira, a saúde da vegetação e a análise dos índices são de extrema importância para que o produtor alcance o seu objetivo.

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.