Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Agricultura de precisão com drones

Agricultura de precisão com drones

Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), também conhecidos como drones, são equipamentos essenciais na agricultura no processo de extração de informações. A agricultura de precisão já é uma realidade e a utilização de drones pode trazer grandes benefícios ao produtor rural, sendo acessível, simples de usar e eficiente.

Com os drones, é possível, por exemplo, definir as áreas de interesse, levantar a topografia do terreno, planejar o escoamento da água da chuva, gerar um mapa de saúde da vegetação, realizar amostragem de solo otimizada, realizar o gerenciamento estratégico do plantio, entre diversas outras aplicações.

Os drones tornaram-se uma solução interessante para o produtor rural que busca a redução do custo operacional, o aumento de produtividade e uma maior eficiência no seu plantio.

Para realmente utilizar todo o potencial dos drones, o produtor poderá fazer uso dessa ferramenta em todo o seu processo de plantio. Do início ao fim. No início, o drone pode ser utilizado para otimizar as tarefas, sobrevoando a área de interesse para escolher adequadamente quais propriedades arrendar.

Eles podem ser utilizados, também, para auxiliar o levantamento topográfico do terreno, facilitando o processo de planejamento e projeto do plantio.

Além disso, utilizando os drones para agricultura de precisão, será possível obter indicadores específicos a respeito da saúde do plantio, possibilitando que o produtor consiga identificar anomalias (independentemente de quais sejam), tomar decisões e monitorar com mais rapidez e eficiência os resultados. Isso torna o produtor rural mais produtivo e competitivo em seu mercado.

É possível, por exemplo, detectar as falhas no plantio, as pragas e encontrar soluções para os problemas pontuais na safra, otimizando o tempo e tornando o trabalho rápido e descomplicado.

Qual drone utilizar para agricultura de precisão?

Existem diversos modelos de drones para a agricultura de precisão no mercado, mas nem todos serão capazes de suprir todas as necessidades do produtor rural. Dessa forma, é interessante procurar por modelos que foram desenvolvidos para suprir especificamente as exigências de cada cultura.

Um dos modelos mais recomendados, principalmente pelo seu custo-benefício, é o eBee Plus RTK/PPK. Ele é considerado uma das soluções mais completas, inovadoras e versáteis para o produtor, já que grande capacidade de cobertura de área. Além disso, possui câmeras de alta tecnologia, tanto no espectro do visível (RGB) quanto multiespectral (otimizadas para aplicação com drones).

Com esse modelo, é possível obter imagens em alta definição, que garantem a sobreposição necessária para a cobertura da área desejada, tendo a informação real sobre o local.

Além disso, o drone é completamente automatizado, podendo realizar um voo e uma aterrissagem de forma automática, facilitando ainda mais todo o processo.

Dessa forma, a agricultura de precisão se torna um processo mais simplificado, tornando possível um real gerenciamento estratégico do plantio, diminuindo o tempo gasto e, principalmente, reduzindo os custos.

Com a utilização dos drones, o produtor rural terá a ferramenta necessária para aumentar a sua produtividade e a eficiência do plantio, tendo a certeza de que todos os recursos estão sendo utilizados da melhor maneira possível.

Você já conhecia a agricultura de precisão com drones? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso canal de conteúdo para saber sobre outras soluções tecnológicas para o produtor rural.

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.