Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Agricultura Digital

Agricultura Digital

Conhecer informações sobre a agricultura digital, suas ferramentas e saber como utilizá-la para alcançar os melhores resultados no agronegócio está se transformando em algo cada vez mais fundamental para o produtor rural que deseja se manter competitivo e obter benefícios para o seu negócio com o uso da tecnologia.

A agricultura digital é entendida como a junção da agricultura de precisão, a Internet das Coisas, os websites e a conectividade.

É um conceito amplo, que envolve a coleta dos dados no campo (utilizando uma variedade de ferramentas e sistemas) e o processamento dessas informações, possibilitando previsões mais precisas e melhorias nas tomadas de decisão.

Com as ferramentas da agricultura digital, é possível criar simulações computacionais para descobrir, por exemplo, como diferentes culturas agrícolas se comportam em diversas condições, possibilitando ter informações precisas sobre o que plantar, os melhores locais para isso, além da quantidade de insumos necessária para o melhor resultado.

Pode-se afirmar que a agricultura digital é uma nova maneira de perceber o agronegócio, desde o pequeno produtor rural até as grandes empresas.

A seguir, saiba mais sobre a agricultura digital e seus benefícios para o produtor rural. Confira!

A necessidade da tecnologia no agronegócio

O desenvolvimento da tecnologia está afetando positivamente a agricultura, principalmente pelo aumento exponencial da população mundial, fazendo com que a agricultura tenha que dar conta de uma demanda cada vez maior.

Nesse sentido, as ferramentas desenvolvidas por meio da tecnologia para o campo da agricultura estão auxiliando no desafio de produzir mais (e melhor) em pequenos espaços e em menor tempo, necessitando para isso fazer um bom uso dos recursos disponíveis.

Com o auxílio das ferramentas da agricultura digital será possível para o produtor rural obter o máximo de produtividade em cada hectare, em cada saco de semente cultivado, diminuindo também o impacto ambiental.

Com as ferramentas digitais, o produtor rural terá a informação precisa da melhor época para plantar, qual semente utilizar, além de descobrir a forma correta de adubação para cada tipo de terreno, pois, em alguns casos, um mesmo terreno requer adubações diferentes.

Hoje, com a agricultura digital, o produtor pode acompanhar todas essas informações, em tempo real, utilizando apenas o seu smartphone, por exemplo.

As ferramentas da agricultura digital

De forma geral, as tecnologias utilizadas na agricultura digital são o GPS, o monitoramento de colheita, os equipamentos para aplicação variada de sementes, corretivos e fertilizantes, os dispositivos móveis e, principalmente, a internet.

Como o acesso à internet está cada vez mais comum nas áreas rurais, ficou mais prático, para o produtor, obter os dados necessários para sua colheita, que podem ser transmitidos automaticamente para um equipamento (como um computador ou smartphone).

Na agricultura digital, já existem portais de telemetria que permitem o acompanhamento remoto das operações no campo, disponibilizando a visualização dos valores medidos e da localização de equipamentos na forma de mapas.

Além disso, o produtor rural terá outras fontes de informação como imagens e medições feitas por satélites, sensores no solo, ou até mesmo por VANTs (Veículos Aéreos não Tripulados).

A agricultura digital também possibilita que o produtor tenha à sua disposição informações sobre previsão do tempo e do clima da região, além de dados sobre o local do plantio. Isso permite realizar uma simulação que irá disponibilizar todas as recomendações necessárias para que ele possa atuar da melhor maneira possível no local em que deseja produzir.

Essas recomendações vão desde o tipo de semente que deve ser utilizado, até o momento ideal para irrigação e os momentos corretos para realizar a colheita.

Isso faz com que o produtor consiga ter a certeza de quando plantar e quando poderá realizar a colheita, tendo prazos definidos com maior confiança, podendo adequar-se ao tempo de entrega dos produtos, diminuindo os atrasos e aumentando a produtividade.

Com todos esses dados, facilmente acessíveis, juntamente com a análise e a modelagem computacional, será mais fácil evitar problemas e otimizar a sua plantação objetivando melhores resultados, dentro de prazos preestabelecidos.

Dessa maneira, a agricultura digital surge para auxiliar ainda mais o produtor rural, tanto para seu planejamento e para o aumento da produção, com as informações necessárias, quanto também como uma solução dos desafios que o agronegócio enfrenta, possibilitando melhores resultados no futuro.

Quais são as tecnologias que você utiliza no seu negócio? Conhece alguma ferramenta da agricultura digital que não citamos neste artigo? Compartilhe conosco nos comentários!

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.