Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Parrot
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

As novas e principais tendências para o setor agrícola

As novas e principais tendências para o setor agrícola

As principais tendências do agronegócio

Algumas tendências do agronegócio tem sido destaque no mercado atual e tem feito com que o setor agrícola sinta mudanças positivas. Um dos principais responsáveis por essas mudanças é o rápido avanço da tecnologia atingindo diretamente as atividades do setor, favorecendo o trabalho do produtor e gerando bons resultados.

A otimização do trabalho diminui o tempo do trabalho em campo, reduz custos e aumenta seu lucro. No entanto, o cenário envolvendo todo setor agrícola ainda encontra desafios a serem superados, mesmo que considerados inferiores as soluções oferecidas, ainda assim, são desafios.

Todo o cenário global das atividades agrícolas é afetado com as evoluções em equipamentos e comportamentos que devem ser observados no presente para a promessa de um futuro promissor no setor.

As tendências do agronegócio envolvem áreas como tecnologia, gestão, vendas e sustentabilidade:

 

Drones

Os drones são equipamentos de médio e grande porte que possuem tecnologia avançada. Responsáveis por desenvolver diversas funções relacionadas a monitoramento, captação de imagens, levantamento de dados, entre outras, permitindo que o produtor planeje, gerencie e tome decisões mais assertivas em relação ao seu cultivo.

Equipados com câmeras especiais, a captação de imagens é feita em alta resolução e quando processadas permitem que o produtor acompanhe o desenvolvimento da sua produção. Nesse cenário, podemos encontrar os drones multirotores como, por exemplo, os drone Parrot Blueglassas, Parrot Bepop-Pro Thermal e o Parrot Anafi Work e os drones de asa fixa como o eBee Plus da senseFly.

 

drones-multirotores-e-drones-de-asa-fixa

 

Sensores de solo

Os sensores de solo são uma tendência do agronegócio que estão em constante crescimento. É uma tecnologia presente em diversos equipamentos, adotados pelos produtores para levantamentos de informações importantes sobre o solo, variações climáticas, umidade, entre outros. Dados que são fornecidos em tempo real.

Além de ajudar no levantamento de dados, os sensores são capazes de realizar de forma automática e rápida alguns comandos e tarefas a distância.

 

sensores-de-solo

 

Internet das coisas

A agricultura está sendo inserida na nova era digital marcada pela Internet das Coisas (IoT) e Big Data. Essas tecnologias inovadoras geram informações com maior facilidade auxiliando o produtor em suas atividades. A internet das coisas, também conhecida pela sigla IoT é a inteligência artificial e está presente nos sensores instalados em equipamentos para o setor agrícola. Uma forte tendência relacionada a inovação e tecnologia.

 

internet-das-coisas

 

Gestão do campo

Com o avanço da inovação e tecnologia o comportamento do agricultor precisa se adaptar a essa nova era digital. Essa mudança de comportamento é necessária para acompanhar a evolução do mercado. É preciso que o agricultor esteja antenado às novas tendências, estudando como utilizar os recursos oferecidos. Consequentemente isso gera novas maneiras de gestão no campo.

Organizar a gestão de todas as operações faz parte do processo. Por isso softwares e aplicativos relacionados ao setor agrícola já estão à disposição do produtor. Tudo isso chega para facilitar as tarefas diárias e o gerenciamento do agronegócio.

Muitos equipamentos agrícolas vêm acompanhados de softwares com tecnologia avançada, com uma variedade de recursos que podem ser aproveitados pelo agricultor, acompanhando essa nova era de administrar o campo.

 

gestao-do-campo

 

Marketplace

Vivenciar essa nova era digital através do marketplace é uma tendência forte no cenário do agronegócio. A facilidade de realizar transações online entre o vendedor e comprador tem aumentado cada vez mais, desenvolvendo novas oportunidades de negócios. Já podemos contar com diversas lojas online para o setor agrícola, além de aplicativos nessa área que personaliza a experiência do comprador.


Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma questão muito importante e uma preocupação do mercado agrícola. Cada vez mais se cria estratégias para que as atividades agrícolas se tornem cada vez mais sustentáveis, diminuindo os desperdícios e fazendo com que elas não prejudiquem o meio ambiente, contribuindo para a preservação ambiental e aumentando a qualidade da produção agrícola.

Encontramos com facilidade, estudos unindo tecnologia como maior aliado para um mercado mais sustentável, e os investimentos em pesquisa nessa área estão cada vez mais fortes.

 

Todas essas tendências são fatores de suma importância para o agronegócio. O cenário que temos observado apresentam dados favoráveis ao setor agrícola, auxiliando o produtor em decisões mais assertivas, redução dos custos e aumento da produtividade.

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.