Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Parrot
Metos Brasil
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Como aumentar a qualidade no plantio de grãos?

Como aumentar a qualidade no plantio de grãos?

 

A operação de plantio é fator decisivo e inicial para o sucesso de uma lavoura. Muitos fatores, internos e externos, podem influenciar diretamente na qualidade do plantio, como o preparo e cobertura do solo, condições climáticas, regulagem da semeadora, entre outros.  

Neste blog você saberá quais são as práticas que devem ser seguidas para melhorar a qualidade no plantio de grãos.   


Primeiros passos no plantio de grãos 

Primeiros-passos-no-plantio-de-graos

As boas práticas de manejo do solo são essenciais para aumentar o potencial produtivo da cultura. O plantio é a determinante fase para definir o sucesso da sua lavoura. 

O plantio requer o planejamento do processo como um todo, onde são definidos todos os pontos principais, como variedades, data de plantio, stand, dimensionamento do conjunto trator mais semeadora, velocidade de trabalho, etc., enfim, todas as informações necessárias para se eliminar possíveis imprevistos durante essa operação, uma vez que a “janela” (período ideal) de plantio é muito curta. 

O planejamento agrícola é fundamental para se descrever cada etapa do ciclo da cultura, do preparo de solo à colheita, de maneira a garantir o bom desenvolvimento da lavoura com o objetivo de se alcançar o máximo potencial produtivo. 

 

Principais práticas para aumentar a qualidade no plantio dos grãos:

Principais-praticas-para-aumentar-a-qualidade-no-plantio-dos-graos

 

  • Preparo do solo 

A fertilidade do solo é uma das principais preocupações do produtor. As decisões tomadas no início do processo farão toda a diferença durante o ciclo da cultura. Mais que isso, o manejo do solo pode garantir sua fertilidade e longevidade. 

As operações agrícolas como a calagem e preparo do solo permitem corrigir a acidez do solo melhorando as condições químicas e físicas de maneira a garantir e permitir o estabelecimento correto da cultura a ser implantada na área. Dessa maneira, deve-se entender a variabilidade existente na propriedade identificando as áreas com maior e menor produtividade. A uniformidade da lavoura é que determina o que deve ser feito para corrigir erros de solos menos férteis por exemplo.  

mapeamento aéreo com drones é uma alternativa eficaz nesse caso, onde o produtor pode fazer o mapeamento de toda propriedade identificando e conhecendo a sua produção através de mapas temáticos de variabilidades.
 

  • Plantio direto 

O plantio direto é um processo de manejo da produção que se difere do plantio convencional onde o solo só é manuseado durante o plantio. Com ele o o produtor abre o sulco com uma semeadora especial, deposita os fertilizantes e sementes. Após feito isso o solo não é mais manipulado, havendo a preocupação somente com o controle de pragas e ervas daninhas. O plantio direto é um sistema de manejo do solo que tem como objetivo diminuir os impactos na produção agrícola. 

Dentre as vantagens do plantio direto podemos considerar o maior controle de erosão, pois o plantio é feito na palha, melhoria do consumo de água, equilíbrio de temperatura do solo e maior controle de semeadura. 

 

  • Controle de adubo 

O controle de adubo deve ser feito para obter uma adubação equilibrada respeitando as necessidades da cultura. Deve-se atentar a cada tipo de cultura. Na cultura de grãos boa parte dos nutrientes retorna ao solo. O milho por exemplo requer uma maior necessidade de potássio para uma boa produtividade. Diferente da soja ele apresenta uma maior capacidade de compensação de possíveis erros de distribuição de plantas nas linhas de plantio. 

Dessa maneira, é importante saber equilibrar a adubação de acordo com a necessidade de fertilidade do solo, temperatura e as características de cada cultura. 

Para um melhor controle e distribuição do adubo, é possível fazer essa operação através de equipamentos de agricultura de precisão instalados na semeadora, podendo-se fazer a aplicação à taxa fixa e variável. 
 

  • Semeadura 

A semeadura é essencial para o sucesso do plantio. O tratamento de sementes pode definir o alto ou baixo potencial produtivo assim como outros fatores já falados anteriormente. 

É na semeadura que é realizado a uniformidade da população de plantas desejadas de acordo com a distribuição de sementes. 

Existem sistemas hoje que garantem a perfeita distribuição das sementes de acordo com a velocidade de trabalho usando se como referência o posicionamento via satélite da máquina, eliminando a necessidade de troca da relação de engrenagens na caixa de transmissão da semeadora. 

 

  • Desligamento linha a linha no plantio 

desligamento linha a linha no plantio traz muitos benefícios para o produtor como por exemplo, maior agilidade na operação, eliminação da sobreposição de linhas de plantio diminuindo o desperdício de sementes e competição entre plantas. 

O que o produtor mais quer é que cada pedaço de terra seja aproveitado da melhor forma para que tenha maior produtividade. As máquinas que contam com o sistema de desligamento de seção/linha, possuem sensores que gerenciam de forma inteligente a semeadora. 

O equipamento funciona de forma eficaz, identificando as áreas onde já houve a aplicação de sementes e os locais onde ainda não foram semeados. 

 

Existem dois tipos de equipamentos no desligamento de linhas e seções: 

 

  • Embreagens para o desligamento linha a linha 

O sistema TruCount de desligamento linha-a-linha pode ser feito através de embreagens pneumáticas ou elétricas. Ambas são instaladas em cada linha da semeadora e sua atuação ocorre automaticamente desligando-se a queda da semente quando houver uma sobreposição de plantio ou plantio fora da área georreferenciada desejada. 

 

  • Embreagem para o desligamento de seção Tru Count Elétrico 

O sistema TruCount de desligamento de seção utiliza somente embreagens elétricas e faz o controle por seção da semeadora de plantio ou até 8 linhas por seção. 

 
 

Neste blog post vimos algumas práticas que você pode realizar para aumentar a qualidade no plantio de grãos. Você pode saber mais informações sobre esse e outros assuntos acessando o nosso blog

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.