Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Parrot
Irrometer
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Como aumentar o rendimento com a agricultura inteligente?

Como aumentar o rendimento com a agricultura inteligente?

Aumentar a produtividade é um dos principais objetivos do produtor. A tecnologia é um dos principais fatores que contribuem para o aumento da produtividade da cultura. Além disso, a utilização da agricultura inteligente traz benefícios adicionais para o produtor, que é a redução dos custos.  

Veja mais sobre os conceitos e aplicações de agricultura inteligente a seguir.  

 

O que é a agricultura inteligente? 

A agricultura vai além do solo, sementes, plantio e colheita. A agricultura inteligente é uma forma de integrar novas tecnologias para otimizar processos, conectar, inovar e aumentar a lucratividade.  A tecnologia presente em máquinas, equipamentos, sensores e outras soluções oferece ao produtor mais chances de tomar a decisão de maneira mais rápida e efetiva.  

Dessa maneira concluímos que a agricultura inteligente é um sistema que monitora e une dados operacionais, meteorológicos, sanidade e nutricionais para auxiliar o agricultor no processo de avaliação das principais condições da produção.

 

Quais os benefícios? 

O plantio inteligente proporciona vários benefícios ao produtor. Além do que já foi dito em relação a uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, o produtor conta com menores riscos de perdas, melhor planejamento, possibilidade de obter informações em tempo real e acesso a ferramentas que trazem diversos benefícios como:  

  • mapeamento e monitoramento do desenvolvimento das culturas com um valor mais eficiente e barato; 
  • utilização de sensores para aumento da qualidade dos dados coletados; 
  • máquinas automatizadas; 
  • uso de drones auxiliando no monitoramento de pragas e doenças; 
  • armazenagem de dados; 
  • mapas de biomassa ou produtividade; 
  • monitoramento em tempo real do desempenho das máquinas agrícolas. 
  • manejo integrado; 
  • redução de perdas na produção.  

 


Agricultura inteligente na prática 

O primeiro passo que o produtor rural tem é tirar o planejamento do escritório e levar para o campo. Nessa fase, o preparo do solo é um dos primeiros e fundamentais fatores para um plantio produtivo e de qualidade e já nesta primeira etapa o produtor conta com a tecnologia dos sensores que trazem informações em tempo real e podem ser responsáveis pelo aumento da produtividade. Um exemplo prático disso é o uso de câmeras multispectrais para determinação de manchas, onde pode-se analisar a compactação e realizar a descompactação apenas em áreas afetadas, reduzindo muito o custo da operação, redução de consumo de combustível, aumento de produtividade e, além disso, fazer uma agricultura com menor impacto ambiental. 

Deve-se lembrar que em todas as etapas desde o planejamento, plantio e colheita é importante que o produtor use a tecnologia integrada para suas atividades.  

 

agricultura-inteligente-na-pratica

 

Veja a seguir as tecnologias que podem ser utilizadas para o aumento da produtividade na colheita em cada etapa do plantio: 

 

  • Uso de piloto automático – o uso de piloto automático além de automatizar os processos permite o ganho de paralelismo, reduzindo as sobreposições e falhas na linha de produção, evitando compactação do solo por meio do trafego controlado das máquinas 
  • Monitores – proporcionam ao operador visualização das atividades operacionais em tempo real para aumento da qualidade das atividades 
  • Levantamento planialtimétrico - Utilização de drones para aumento da eficiência operacional através de projetos de plantio mais otimizados. 
  • Pulverização seletiva – uso de novas tecnologias como o Weedseeker 2 que utilizam sensores de alta tecnologia que identificam o verde para evitar desperdícios com herbicidas seletivos para o controle de plantas daninhas resistentes. 
  • Conexão entre as máquinas – a utilização do ISOBUS proporciona a comunicação eficiente entre máquinas e implementos 
  • NOVO sistema linha a linha Trucount elétrico da Trimble – tecnologia de instalação mais limpa que faz o desligamento automático de linha a linha no plantio de grãos nas bordaduras e arremates para aumento de produtividade e redução de custos com sementes.   

 

Qual a importância da agricultura inteligente para a minha fazenda? 

O aumento da produtividade da cultura e o bom plantio depende de muitas variáveis em campo. A integração das tecnologias nas etapas do plantio pode fazer toda a diferença na hora da colheita, aumentando a qualidade das atividades realizadas. 

Com a utilização da agricultura inteligente o produtor tem maior economia, precisão e aumento da produtividade.  

 

Para saber mais sobre esse e outros assuntos leia os outros conteúdos do nosso blog.  

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.