Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Como melhorar o processo de adubação com o GreenSeeker?

Como melhorar o processo de adubação com o GreenSeeker?

 

A adubação e o monitoramento são as partes mais importantes no cultivo da agricultura. Enquanto a primeira fornecerá os nutrientes que faltam à plantação, a segunda garantirá que o crescimento irá ocorrer de forma produtiva e satisfatória.

No Brasil, a Ureia Fertilizante é o tipo mais utilizado para fazer a adubação de grandes áreas. A ureia é um composto que tem como principal função a de fornecer nitrogênio para as plantas, gerando produtos de qualidade e mais saudáveis. Quando a planta tem deficiência de nitrogênio, ela acaba perdendo seu vigor, sendo possível perceber isso por meio de sua aparência.

No entanto, por ser um composto bastante volátil, se utilizado de maneira incorreta pode causar um tipo de “queima” nas folhas das plantações, ocasionando aquele amarelamento característico.

Normalmente, a ureia é diluída em água e aplicada por meio de pulverização. Entretanto, é preciso muita atenção à proporção, à quantidade e ao melhor horário para realizar essa pulverização. Dessa forma, o monitoramento da cultura se torna fundamental para o agricultor manejar a adubação de sua plantação, evitando desperdícios desse insumo.

A seguir, apresentaremos dicas de como melhorar esse processo, com o uso do GreenSeeker. Confira!

O novo fertilizante nitrogenado da Embrapa

Em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu uma tecnologia que promete aumentar a eficiência da ureia, reduzindo os custos do agricultor.

O fertilizante nitrogenado é um produto caro, importado e tem a desvantagem de mais de 40% dele ser perdido para a atmosfera ou para a água quando ele é aplicado no campo. A inovação da Embrapa é que os inibidores que evitam a transformação do nitrogênio presente no fertilizante em amônia gasosa ou em nitrato agora estão incorporados ao grânulo, diferentemente dos antigos fertilizantes em que o inibidor ficava apenas ao redor do grânulo.

Dessa forma, sem perdas para o ambiente, o produtor pode utilizar menos fertilizantes, gerando economia e aumento da eficiência agronômica.

A solução Greenseeker

O monitoramento das plantações também é fundamental para saber se a quantidade da adubação está adequada. Normalmente, o acompanhamento se faz por intermédio da amostragem de determinadas regiões da plantação e o agricultor faz uma estimativa de toda a lavoura.

No entanto, em grandes áreas, o monitoramento manual se torna impraticável, exigindo o uso de tecnologias que tornem o processo mais ágil e que permitam reagir rapidamente a possíveis problemas que poderiam diminuir a eficiência.

Atualmente, existem equipamentos portáteis que fazem a análise das plantas instantaneamente. É o caso da GreenSeeker, da Trimble, um sensor óptico de mão que emite um feixe de luz para medir o grau de reflectância de uma folha analisada.

Esse sensor permite identificar de forma eficaz a saúde da planta. Com ele, o agricultor pode tomar decisões mais assertivas sobre a quantidade de fertilizante a ser aplicado em sua cultura.

O GreenSeeker, além de melhorar o rendimento, diminui o impacto ambiental do uso da ureia fertilizante. Isso garante menos desperdício de fertilizante e aumento do lucro do produtor.

Além do modelo portátil, existe também o GreenSeeker para máquinas agrícolas. O equipamento pode ser instalado em espalhadores e pulverizadores, permitindo verificar o estado nutricional de cada parte da lavoura e prescrevendo a quantidade correta de nitrogênio que será aplicado para cada área.

Os dados coletados também podem ser utilizados para criar zonas de manejo, identificar pragas, melhorar o sistema de drenagem, fazer mapas e determinar datas de colheita ideais.

E você, já conhecia o novo fertilizante nitrogenado da Embrapa? Ficou com alguma dúvida sobre a solução GreenSeeker da Trimble? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso canal de conteúdo para ficar por dentro das novas tecnologias para o campo. Até a próxima!

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.