Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Como trabalhar no mercado de cana

Como trabalhar no mercado de cana

 

Nas últimas décadas, o mercado de cana no Brasil apresentou grande desenvolvimento, o que abriu oportunidades de trabalho para diversos tipos de profissionais, com inúmeras possibilidades de atuação e especialização.

É interessante destacar que o Brasil é um dos grandes produtores de açúcar do mundo, além de ser líder no setor de biocombustíveis, tornando essas áreas interessantes para investidores.

Com isso, há uma grande demanda no país por parte dos produtores, das indústrias, dos fabricantes de equipamentos e insumos, cooperativas e centros de pesquisa em açúcar e álcool para diversos tipos de profissionais que desejam trabalhar no setor.

Dessa maneira, pode-se afirmar que o mercado de cana, ou setor sucroalcooleiro, como também é conhecido, se tornou um dos mais dinâmicos e promissores da agricultura brasileira, fazendo parte do cenário da agroenergia, que envolve a produção de formas limpas e renováveis de combustíveis e eletricidade.

Os profissionais

Quem deseja atuar nesse lucrativo setor, precisa ter conhecimentos mais aprofundados do ramo. Entre os diversos cursos da área, o mais recomendado é o superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

O curso tem como objetivo dar embasamento teórico e prático para atuação nas áreas laboratorial, ambiental, linhas de produção, setores de planejamento comercial e direção de indústrias do ramo sucroalcooleiro e afins. Tal currículo possibilita que o profissional atue na produção, no desenvolvimento de pesquisas ou mesmo na carreira de docente.

Quem realiza o curso desenvolve habilidades para atuar no processo de transformação da cana em produto acabado, como o álcool ou o açúcar. Além disso, irá lidar com o tratamento dos rejeitos industriais, para garantir que as atividades de cultivo e beneficiamento não agridam ao meio ambiente.

Os profissionais também irão aprender sobre as técnicas de extração e tratamento do caldo de cana, descobrindo os equipamentos mais adequados para cada etapa do processo, além de acompanhar as análises químicas do produto e realizar o processo de controle de qualidade.

Portanto, quem se especializar na área terá grandes possibilidades para lidar com o mercado, desenvolvendo habilidades essenciais para trabalhar no setor e aprendendo técnicas diferenciadas para lidar com o produto final.

O mercado de trabalho

Por estar em constante desenvolvimento no Brasil, o setor de cana tem um mercado de trabalho bem diferenciado, com grande demanda por mão de obra especializada, principalmente na gestão de processos e no controle de qualidade.

Além disso, esse ramo abre espaço para os profissionais atenderem às solicitações por parte das indústrias e atuarem em muitas regiões do país, podendo trabalhar nas grandes regiões canavieiras tradicionais, como por exemplo, no Triângulo Mineiro, no interior de São Paulo, nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, atuando também no Nordeste e no Rio Grande do Sul, entre outros.

O desenvolvimento

O negócio da cana terá, para os próximos anos, uma forte expansão da indústria, motivada principalmente pelo crescimento da produção e pelo consumo do etanol nos mercados interno e externo, fazendo com que a demanda de profissionais habilitados para trabalhar no setor continue aumentando.

Além disso, a ampliação da cultura de cana-de-açúcar não oferece riscos para a produção de alimentos, dada a grande disponibilidade de áreas agricultáveis no Brasil, fazendo com que os investimentos e interesses na área também continuem crescendo.

Por esses motivos, o mercado de cana no Brasil se torna cada vez mais interessante para os profissionais, possibilitando uma atuação diferenciada em uma área que tende a crescer cada vez mais.

Portanto, estudos e atualizações se fazem importantes para quem deseja continuar desenvolvendo suas habilidades e encontrando cada vez mais novas oportunidades de nichos de atuação.

Gostou das dicas? Quer continuar se informado sobre novidades do setor do agronegócio? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo! Até a próxima!

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.