Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Parrot
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Inteligência artificial na irrigação

Inteligência artificial na irrigação

A inteligência artificial na irrigação tem sido uma excelente solução para o agricultor. Com o avanço da tecnologia tem se notado uma série de mudanças e práticas nas atividades agrícolas o que tem beneficiado cada vez mais o trabalho do produtor em campo.

Porém, ainda há um caminho cheio de desafios a percorrer. Podemos dizer que a inteligência artificial ainda está em uma fase inicial com um longo caminho a percorrer, de modo que aos poucos ela é notada trazendo mudanças para a atividade agrícola.

A irrigação na agricultura é um exemplo disso. Responsável por 70% do consumo de água e energia global, a irrigação é um desafio para o produtor quando se fala em redução do consumo de água e energia bem como a redução dos desperdícios. Por isso muito se tem pesquisado e testado na irrigação, para que se possa diminuir o consumo com práticas mais precisas e eficazes. E os primeiros resultados tem sido favorável.

 

O que é inteligência artificial e como ela pode ajudar na irrigação?

Inteligência artificial, também conhecida como a sigla AI, engloba o estudo, pesquisa e desenvolvimento de mecanismos que se assemelham ao raciocínio humano.  Também conhecido como projeto de agentes inteligentes, que percebem o ambiente e tomar atitudes para maximizar as chances de sucesso em alguma atividade e/ou ação.

É uma área de estudo em que relacionada ao comportamento inteligente. Dedicada a estudar e aplicar métodos e desenvolver dispositivos que possuam similar capacidade racional do ser humano em resolver problemas de forma ampla e eficiente.

Em resumo, a inteligência artificial é uma área da ciência que se preocupa em desenvolver sistemas inteligentes capazes de raciocinar, tomar decisões e resolver problemas.

Na prática temos alguns exemplos em nosso dia a dia como o Google, ele utiliza a inteligência artificial de diversas maneiras. Assim ele facilita e traz mais qualidade a experiência do usuário, entendendo cada vez mais as suas necessidades.

Do mesmo modo no agronegócio, já encontramos sistemas responsáveis pela automatização da atividade agrícola. Como por exemplo, sistemas capazes de rastrear como um todo a produção sem a interferência humana. 

E isso não para por aí, em um futuro não muito distante já se vê a possibilidade de máquinas e tratores operar sozinhas, tendo acompanhamento remoto do produtor rural.

 

Como a inteligência artificial pode ajudar na irrigação?

O manejo da irrigação traz muitas vantagens para o produtor como a redução do uso de água e energia, a redução de doenças, melhoria da qualidade do produto, aumento da safra e produtividade além da preservação dos recursos naturais. E isso pode ser feito com ajuda de equipamentos como o Irromesh, que possui um sistema de gerenciamento de irrigação com sensores de umidade.

 

sistema-de-irrigacao-irromesh

 

Diante de crises hídricas e o alto consumo de água e energia, a saída para o agricultor que depende da irrigação é procurar soluções inovadoras para práticas mais precisas e eficazes.

Tecnologias baseadas em inteligência artificial já estão sendo testadas, como por exemplo equipamentos capazes de prever a quantidade de água que cada irrigador utilizará na irrigação, reduzindo assim o consumo de água e energia elétrica. Além disso, a quantidade de água adequada em uso pode contribuir para o aumento da produtividade.

Por fim, concluímos que tais soluções tecnológicas visam grandes benefícios para o produtor. Com menor consumo de água e energia por exemplo o produtor tem mais produtividade e menor redução dos seus custos.

 

A Vantage Centro Sul | Geo Agri traz soluções inovadoras para o agricultor. Se você gostou deste conteúdo entre em nosso blog e acompanhe mais sobre nossos conteúdos.

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.