Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Parrot
Metos Brasil
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

ISOBUS - Comunicação entre tratores e implementos agrícolas

ISOBUS - Comunicação entre tratores e implementos agrícolas

O ISOBUS é uma tecnologia para o setor agrícola que soluciona a incompatibilidade entre os dispositivos e implementos. Com o avanço da tecnologia, o agricultor pode contar com novas soluções tecnológicas que trazem maior praticidade, tecnologia e ajuda na tomada de decisão, fazendo da agricultura de precisão mais efetiva.
 

O que significa ISO?

Atualmente, o ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização).
 

O que é o ISOBUS na Agricultura?

isobus-na-agricultura
 

O ISOBUS é um padrão de comunicação, regulamentado pela Norma ISO 11783 e estabelecido pela Agriculture Industry Electronics Foundation (AEF), que padroniza a comunicação entre tratores, implementos e computadores. É um tipo de protocolo CAN e o hardware Trimble ISOBUS pode ser instalado em qualquer tela que tenha o protocolo.

A Müller foi uma das desenvolvedoras dessa tecnologia, uma empresa alemã considerada uma das grandes precursoras do ISOBUS no mundo. Em 2017 a Müller foi adquirida pela Trimble. Antes mesmo disso, foi a primeira empresa à possuir todas as funcionalidades atuais do sistema ISOBUS, tais como UT, TC, SC e MultiControl. O sistema ISOBUS está em constante expansão e atualmente a Müller está compatível que essa evolução. Produtos que possuem todas as funcionalidades atuais são classificados e certificados pela AEF e essa certificação, inclui as 6 principais funcionalidades conforme a seguir:


funcionalidades-isobus
 

Por ser em código aberto, o ISOBUS traz muitos benefícios às operações, tais como o desligamento de seção de um implemento, o controle de taxa variável utilizando prescrições, as informações da ECU do trator como velocidade e RPM, além de obter mapas de aplicação do trabalho ou tarefa realizada.

O VT(terminal virtual), agora é conhecido como UT(Terminal Universal), o mesmo lhe permite a visualização em qualquer tela ou terminal independente da marca.
 

Quais as vantagens do ISOBUS para sua operação?

quais-as-vantagens-do-isobus

Uma das principais vantagens do ISOBUS é a garantia de compatibilidade entre tratores e implementos sem se preocupar com a marca e modelo. Possui um monitor com interface simples que permite o usuário visualizar as informações em um mesmo local. Aumentam a segurança da informação, a precisão e a eficácia do equipamento.

A conexão Plug and Play faz a conectividade entre o veículo e todos os implementos que possuem a padronização ISO. Um sistema ISOBUS completo é composto de vários componentes tais como, Trator, Terminal e implemento. Devido a questões de adaptação, desempenho e processamento, foram definidos funcionalidades para manter a padronização. Dentre as funcionalidades estão:

  • ECU-Implemento;
  • UT;
  • T-ECU;
  • Joystick.

Veja mais vantagens:

  • A coleta de dados ajuda na tomada de decisão mais qualificada diante de situações complexas que o produtor enfrenta;
  • Vantagens: documentação e gestão fácil do trabalho;
  • Melhora dos rendimentos;
  • Possibilidade de economia na produção;
  • Melhor tilização do potencial da máquina.

 

Soluções eletrônicas intuitivas sempre ao seu alcance

O ISOBUS possui fácil e confortável utilização de todos os comandos, promovendo uma operação segura da máquina.

Possui uma instalação mais padronizada e organizada, com configurações e calibrações que ficam salvas no módulo ISOBUS, elimina a necessidade de uma tela para cada implemento.

 

Soluções inovadoras para agricultores conectados

  • Compatibilidade
  • Agricultura de Precisão
  • Gerenciamento de dados
  • Conforto

 

ISOBUS e suas funcionalidades

UT - Terminal Universal - Capacidade de operar um implemento com qualquer terminal e usá-lo para operar diferentes instrumentos.

AUX – Controle auxiliar - Elementos de controles adicionais como joystick, que facilitam a operação do equipamento.

TECU – ECU do trator – O ECU é a calculadora do trator, com ela o operador tem informações de velocidade da tomada de força. Velocidade do trator, RPM etc.

TC- BAS – Controlador de tarefas básico – Fornece e descreve a documentação que são relevantes para o trabalho realizado, através da troca de dados entre os dispositivos de controle e gerenciamento da fazenda e terminal universal obtendo informações quando usando o controlador de tarefas na troca desses dados importando dados em ISO-XML e exportando as tarefas concluídas posteriormente.

TC- GEO – Controlador de Tarefas/Baseado em GEO - Capacidade adicional para aquisição de dados de geolocalização, por exemplo, mapas de aplicação baseados em localização.

TC- SC – Controlador de tarefas/Section Control - Troca automática de seções como um pulverizador ou semeadora baseado na posição GPS e no grau desejado de sobreposição.

Dessa forma, a agricultura se torna uma atividade cada vez mais otimizada no controle de máquinas, uso de insumos, logística, informações sobre trabalho, controle de qualidade e rastreamento. Você pode saber sobre todas as novidades da Vantage Centro Sul | Geo Agri e ter acesso sobre nossos conteúdos em nosso blog.

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.