Nematoides são responsáveis por perdas de até 30% do canavial | GeoAgri - Agricultura de Precisão
Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Nematoides são responsáveis por perdas de até 30% do canavial

Nematoides são responsáveis por perdas de até 30% do canavial

 

Embora o uso de uma nova geração de fertilizantes tenha sido amplamente divulgada como fundamental no controle e combate de pragas, o cultivo ainda está sujeito a uma série de ameaças. Entre elas estão os nematoides, que tiram o sono de muitos agricultores, promovendo desperdícios e prejuízos em grande escala.

Um bom exemplo disso é que esses organismos daninhos são responsáveis pela perda de até 30% de um canavial. Imagine só o quanto isso representa negativamente no desenvolvimento de sua empresa e na produtividade do seu plantio?

É o que veremos ao longo deste post, que vai fazer um retrato detalhado a respeito dos nematoides e o que tem sido idealizado para o seu combate. Acompanhe!

O que são os nematoides?

São organismos daninhos que são tão comuns, na agricultura brasileira, quanto impactantes. Os nematoides são responsáveis diretamente pela destruição expressiva de uma série de culturas — com amplo destaque nos canaviais do país.

Com isso, como mencionado, a produtividade das lavouras é prejudicada, o que também se configura em desperdícios e, claro, em um impacto pesado no bolso do produtor. Acontece que eles também se apresentam em diferentes espécies, o que dificulta o controle e combate.

No que diz respeito ao cultivo da cana-de-açúcar, existem quatro tipos de nematoides que causam os maiores problemas:

  • Pratylenchus zeae;

  • Meloidogyne javanica;

  • Pratylenchus brachyurus;

  • Meloidogyne incógnita.


Divididos em ordem de importância e presença nos canaviais, os nematoides não podem se proliferar, pois isso acarreta em mais desafios para controlá-los, posteriormente. Pois foi como mencionamos na abertura deste artigo a respeito do impacto deles: o prejuízo na produtividade gira em torno de 10 a 30% do total. Isso também se configura em uma média de 3 a 4 toneladas para tratar as áreas impactadas por esses organismos daninhos.

Como controlar e erradicar a presença dos nematoides?

Manter o olhar atento sobre a presença dos nematoides é um diferencial e tanto para o seu negócio. Até por isso, o uso de novas tecnologias é altamente recomendado, como o Big Data: por meio da compilação de dados obtidos por outras tecnologias você identifica rapidamente problemas e suas respectivas soluções para devolver a produtividade e os lucros no plantio.

Especialmente, em áreas onde eles costumam aparecer com mais frequência e podem colocar em risco o desenvolvimento do seu negócio. Principalmente, onde os produtores canavieiros já demonstraram mais preocupação com o surgimento e proliferação dos nematoides: a região de São Paulo.

O estado tem muita ocorrência deste parasito nos canaviais e, por isso, contar com um bom auxílio tecnológico para o mapeamento e análise do cultivo é um diferencial e tanto. Além disso, o agricultor também pode se atentar para os sinais físicos de que a plantação está sofrendo com as ações de nematoides, como:

  • Irregularidades na lavoura;

  • Redução significativa no desenvolvimento das plantas;

  • Produtividade abaixo do esperado em seu plantio.


Nessas situações, convém a realização de uma amostragem do solo para confirmar a presença dos nematoides na plantação.

Conheça outro grande aliado para o controle de nematoide

O Vant (Veículo Aéreo não Tripulado), por meio de um equipamento de monitoramento previamente instalado, que pode ser controlado remotamente ou ter suas funções executadas de forma automática, oferece uma ampla cobertura da área de plantio. Sendo de grande auxílio para você obter um controle de nematoides muito mais eficiente.

Para auxiliar, o produto é potencializado com o S.O.D.A (Sensor Optimized for Drone Application ou Sensor Otimizado para Aplicação de Drones). Assim, a decolagem, o voo e a aterrissagem independem de equipamentos externos, trazendo muito mais precisão na análise de sua lavoura com imagens aéreas.

E, caso você queira saber uma boa maneira de trabalhar o cultivo de suas plantações sem a presença de nematoides sobre elas — gerando prejuízos —, convidamos você a conferir como a rotação de canavial com soja ou amendoim necessita de um controle primoroso contra este parasito!

 

 

 

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.