Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

O que é agricultura de precisão?

O que é agricultura de precisão?

 

Trabalhar com a agricultura não é uma tarefa fácil. É preciso muito investimento e conhecimento técnico da área para conseguir sobreviver no mercado e alcançar bons resultados. Nesse sentido, a agricultura de precisão surge como um recurso para facilitar o trabalho no campo.

Quanto mais o produtor rural conhecer sobre o solo e o seu produto, maiores serão os benefícios que ele terá no longo prazo. Por isso, é fundamental buscar aprimoramento constante, experimentando novas formas e tecnologias para desenvolver o seu trabalho.

O agricultor que sente a necessidade de aumentar a sua produção, reduzir custos e se beneficiar ainda mais com o seu trabalho, pode utilizar a tecnologia da agricultura de precisão para alcançar esses resultados.

No post de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre o que é a agricultura de precisão e quais são os benefícios que ela traz para o produtor rural. Acompanhe!

A agricultura de precisão

De forma geral, a agricultura de precisão nada mais é do que um conjunto de ferramentas tecnológicas que irão auxiliar o produtor rural a identificar as variabilidades da sua produção, aumentar o seu potencial produtivo e ter uma economia significativa de recursos.

Ela serve como uma espécie de gestão do campo que leva em conta as peculiaridades existentes no ambiente rural.

Com essas ferramentas, é possível perceber os melhores locais em que a produção pode ser mais bem-sucedida e onde estão as potenciais falhas, possibilitando que o produtor foque naquelas regiões mais rentáveis.

Para essa tarefa, existem várias tecnologias, como os drones, o processamento remoto de imagens de satélites, tecnologias de semeio, armazenamento de dados, entre outras.

Utilizando essas tecnologias relacionadas à agricultura de precisão, é possível realizar uma análise adequada do solo, obtendo assim, informações relevantes, possibilitando uma atuação mais precisa e trabalhando as necessidades do solo para que ocorra uma melhora na produção.

O problema da variabilidade do campo

Nas plantações tradicionais, tanto o adubo quanto o calcário (entre outros insumos), geralmente são distribuídos igualmente sob a terra. No entanto, no momento da colheita, o produtor percebe que alguns locais dessa terra tiveram uma maior produtividade, enquanto outros pontos deixaram a desejar.

Ou seja, um mesmo terreno nem sempre apresenta a mesma produtividade. Isso se chama variabilidade, situação que é causada pela diferença de fertilidade do solo.

Com a agricultura de precisão, é possível mapear o solo e perceber essa fertilidade, fazendo com que seja aplicado o produto necessário dependendo do local do solo.

Com isso, ocorre uma redução dos custos, mantendo o mesmo nível de produção, além de possibilitar um aumento no potencial produtivo desse solo.

Os benefícios da agricultura de precisão

Com estudos adequados e a utilização das ferramentas certas, a agricultura de precisão traz benefícios no médio e longo prazo para os produtores rurais. Dentre esses benefícios, é possível destacar a redução significativa dos custos da produção, mantendo-se a mesma qualidade do produto final. Além disso, busca-se um aumento na produção e maior possibilidade de rendimentos, ao minimizar os problemas eventuais de produção.

Com a agricultura de precisão, o produtor também passa a conhecer melhor o seu solo, colocando apenas os insumos necessários para que a produção possa sem bem-sucedida e prosperar cada vez mais.

Quem pode se beneficiar dessas tecnologias?

Qualquer agricultor ou empresa podem implantar a agricultura de precisão na sua colheita, independentemente do seu tamanho ou produto. Ela serve tanto para pequenos produtores quanto para as grandes lavouras, pois todas elas podem beneficiar-se das vantagens obtidas com a agricultura de precisão.

Todos os produtores que conseguem percebem a existência da variabilidade no seu solo podem gerenciar a sua produção e obter as informações necessárias para reduzir custos e ter maiores rentabilidades.

Dessa forma, a agricultura de precisão permite um grande aprimoramento em seu negócio, sem que você tenha de fazer um alto investimento ou utilizar de grandes maquinários, tendo um grande impulso em seu negócio.

Você já conhecia os benefícios da agricultura de precisão? Quais tecnologias você investiu e que potencializaram a sua produção? Comente suas dúvidas e experiências nos comentários e lembre-se de continuar acompanhando nosso canal de conteúdo para obter novas dicas!

 

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.