Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Parrot
Metos Brasil
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Previsão do tempo localizada e a lixiviação

Previsão do tempo localizada e a lixiviação

 

As condições do tempo são fundamentais para a produção agrícola. Os fatores climáticos estão diretamente relacionados com a produtividade de uma cultura, tempo e custo.  

Por isso destacamos a importância de ter um bom planejamento agrícola com o levantamento das informações meteorológicas para ser mais eficaz na tomada de decisão e evitar possíveis riscos a produção agrícola.  
 

O que é a previsão do tempo localizada? 

A previsão do tempo localizada são informações relacionadas as previsões e condições climáticas para uma determinada área em um certo período. A previsão climática está relacionada com os dados atmosféricos que podem ser medidos através de equipamentos que possuem sensores específicos para a coleta desses dados.   

A previsão do tempo pode ser medida a curto, médio e longo prazo. As previsões de curto prazo são denominadas por um período de 12 horas a 3 dias, as de médio prazo, de 3 a 8 dias e longo prazo que prevê um período de 7 a 14 dias.  

Todavia, devemos ressalvar que uma previsão de mais de 14 dias é considerada limitada devido as vulnerabilidades em relação as mudanças imprevisíveis.  
 

Vulnerabilidade e previsão do tempo localizada 

A vulnerabilidade na fazenda ocorre devido a exposição e a capacidade de adaptação das plantações. A exposição se deve as mudanças climáticas onde a cultura pode ou não adaptar a essas mudanças. 

A sensibilidade de uma cultura está diretamente relacionada a resistências às mudanças climáticas, tornando o cultivo dependente dessas condições.  
 
Essas mudanças climáticas podem promover a entrada de invasores biológicos e patológicos, modelos de previsão de pragas e doenças podem auxiliar o produtor a minimizar o impacto diante dos períodos de vulnerabilidade da cultura. 

 

Qual a importância da previsão do tempo localizada? 

Qual-a-importancia-da-previsao-do-tempo-localizada


A previsão do tempo localizada informa os detalhes climáticos em uma determinada área com o auxílio de equipamentos altamente tecnológicos como as estações meteorológicas.  

Uma estação meteorológica é um equipamento de pequeno porte que possui sensores que medem as variáveis meteorológicas. A estação meteorológica é capaz de informar on-line o usuário sobre as mudanças e informações climáticas. 

Com as informações sobre o clima na lavoura, o produtor se torna mais assertivo nas decisões com o melhor momento para plantio, colheita, manejo do solo e irrigação.  

Ainda nesse cenário, o produtor tem informações sobre a direção dos ventos e alertas de eventos extremos, dessa forma ele tem um auxílio na tomada de decisão para a aplicação dos defensivos agrícolas.  

 

Benefícios da previsão do tempo localizada: 

  • Alertas de eventos extremos climáticos 

  • Melhor tomada de decisão 

  • Melhor previsibilidade e planejamento 

  • Melhor aplicabilidade de insumos e manejo do solo 

 

A previsão do tempo localizada e a lixiviação 

A forte demanda de chuvas pode prejudicar a lavoura. Um dos problemas que o produtor pode encontrar é quando acontece a lixiviação, ou seja, a perde de nutrientes no solo. A alta quantidade de água das chuvas pode ocasionar a lixiviação. Dessa forma, a previsão do tempo localizada é importante para o seu planejamento de plantio.  

 

O que é a lixiviação?  

O-que-e-a-lixiviacao


A lixiviação é um processo onde ocorre a perda de nutrientes do solo. Um dos principais motivos da lixiviação é o excesso de água no solo, principalmente devido a ocorrência de altos índices de chuva.  

Nutrientes como alumínio e manganês são poucos resistentes e deixam o solo mais ácido em períodos mais chuvosos. A acidez do solo é prejudicial para o cultivo por ser um indicador de infertilidade. Um solo pobre em nutrientes é propício para se tornar um solo infértil.  

É possível fazer a correção da acidez do solo, com corretivos como a utilização do calcário, de forma a neutralizar o pH do solo.  

Um bom planejamento agrícola e utilizando o auxílio da tecnologia é sempre bom prever os períodos de chuvas intensas. 

 

Como evitar a lixiviação e a perda de nutrientes no solo 

Primordialmente é essencial que o produtor tenha um bom planejamento agrícola, invista em tecnologias que tornem a sua tomada de decisão mais assertiva.  

O plantio na hora certa de acordo com o tipo de cultura, assim como um bom manejo da irrigação são atividades que podem evitar o excesso de água na cultura. 

A utilização das estações meteorológicas permite analisar e acompanhar os dados climáticos e dessa maneira realizar o planejamento de plantio. Com maior eficiência no cultivo o produtor aumenta a sua produtividade e reduz custos. 

 

Conheça as nossas soluções em estações meteorológicas ou se preferir fale diretamente com um de nossos especialistas

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.