Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Parrot
Metos Brasil
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Quais os benefícios do levantamento topográfico planialtimétrico?

Quais os benefícios do levantamento topográfico planialtimétrico?

 

O levantamento topográfico planialtimétrico é essencial na agricultura para que o produtor faça um bom e correto manejo da área agrícola. 

Neste post você vai ler sobre o que é o levantamento topográfico planialtimétrico e quais os benefícios para o aumento da produtividade. 

 
O que é o levantamento topográfico planialtimétrico? 

A planialtimetria é a representação das informações planimétricas e altimétricas do terreno, posteriormente são representadas graficamente em uma planta, carta ou mapa. 

O levantamento topográfico pode ser realizado de três maneiras, conforme descritas abaixo:
 

  1. Levantamento planimétrico - medições horizontais de uma área, ideal para determinar perímetros. 
  2. Levantamento altimétrico - também conhecido como altimetria, esse levantamento consiste na definição das alturas de um terreno. 
  3. Levantamento planialtimétrico - medição horizontal e vertical, gerando um mapa completo. 

 

Os levantamentos planialtimétricos podem ser realizados através produtos provenientes de imagens aéreas ou também por levantamentos realizados no local com os métodos de posicionamento por satélite (Global Navigation Satellite System - GNSS) entre outras metodologias. 

 

Levantamento planialtimétrico na agricultura

 

 

Na agricultura ele é essencial, de modo que para o agricultor tenha um manejo agrícola correto ele precisa do levantamento planialtimétrico. Uma das maiores preocupações do agricultor é em relação a sua produtividade. Dessa forma, para que o produtor tenha maior produtividade é preciso cultivar da melhor forma a sua produção.

É possível ter uma visão geral e técnica do terreno no qual deseja-se plantar. Questões relevantes do solo, preparo, umidade, formato, podem influenciar diretamente no crescimento da população. Portanto fazer um levantamento planialtimétrico é uma forma de evitar erros e aumentar o potencial produtivo da cultura. 

Além disso, aspectos do terreno, declividade exercem influência sobre o fluxo de água, processo erosivo, sombreamento, quantidade de energia solar recebida, temperatura e outras variáveis que podem ser analisadas, otimizadas através de um bom planejamento, e o levantamento planialtimétrico é um dos requisitos para isso. 
 

Geotecnologias

 

Com o uso das geotecnologias o produtor pode ter acesso rápido e preciso as informações da sua cultura e tomar mais rapidamente a sua decisão. Dessa maneira, com o uso das geotecnologias, as operações tornaram-se cada vez mais automatizadas, graças a equipamentos como receptores GNSS, monitores de bordos e sistemas de navegação.

Equipamentos agrícolas equipados com receptores GNSS e monitores com posicionamento de alta precisão, estão cada vez mais beneficiando as produções agrícolas. 

O RTK (Real time Kinematic), por exemplo, é uma tecnologia que proporciona alta precisão no posicionamento em tempo real através do envio de correções via rádio para o receptor embarcado nas máquinas agrícolas ou receptores GNSS de topografia. O RTK já é muito utilizado para a navegação de máquinas agrícolas, e devido à sua alta precisão no posicionamento, garante qualidade nas operações agrícolas. 

A tecnologia Global Navigation Satellite System (GNSS) engloba os sistemas de posicionamento global de satélites. É ela que determina a posição de um ponto no sistema de coordenadas geográficas.

 

Benefícios do levantamento planialtimétrico na agricultura

Nesse contexto, podemos ver que o levantamento planialtimétrico na agricultura é essencial para que o produtor tenha o conhecimento do seu terreno e como utilizá-lo da melhor forma. O planejamento é um dos principais decisores para o sucesso da produção agrícola, assim, as características do solo e do terreno devem ser criteriosamente analisadas e acompanhadas.

É fato que as geotecnologias estão cada vez mais presentes na vida do produtor trazendo cada vez mais soluções tecnológicas que otimizam a vida do produtor e o auxiliam em suas tomadas de decisões.

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.