Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Parrot
Metos Brasil
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Tráfego controlado para o Plantio de cana-de-açúcar

Tráfego controlado para o Plantio de cana-de-açúcar

 

O tráfego controlado para o plantio de cana-de-açúcar é uma prática fundamental para a produtividade do canavial. A cultura de cana-de-açúcar é uma das atividades economicamente mais importantes no Brasil, porém devido ao seu alto custo os produtores se preocupam cada vez mais com a alta produtividade.  

Neste blog post vamos abordar como o tráfego controlado para o plantio da cana pode interferir na produtividade.  
 

Plantio da cana-de-açúcar 

plantio-da-cana-de-acucar


O plantio da cana-de-açúcar pode ser feito de maneira manual ou mecanizada.  

Devido às novas tecnologias a mecanização das atividades no campo está cada vez mais forte, sendo mais comum e produtivo a mecanização do plantio que pode ser realizada por máquinas. 

No plantio, alguns fatores interferem diretamente na produtividade como o cuidado com o preparo do solo, o uso das máquinas com bitola adequada, sanidade das mudas, conservação das mudas, clima, o tempo entre a colheita da muda e o seu plantio, o espaçamento do canavial e a tecnologia empregada.  

Todos esses fatores são essenciais para um bom cultivo da cana-de-açúcar. A seguir vamos entender melhor sobre o processo de tráfego e a mecanização na plantação de cana.  

 

O progresso da mecanização agrícola nos canaviais  

As lavouras modernas demandam cada vez mais a mecanização das atividades no plantio.  

A mecanização agrícola ocorre através de máquinas como as colheitadeiras e substitui a atividade manual. Esse processo de mecanização traz para o canavial máquinas cada vez mais pesadas e maiores, aumentando a eficiência do processo produtivo, porém deve-se atentar aos riscos dessas máquinas no solo e os impactos na produtividade.  

O processo de mecanização agrícola conta com tratores e máquinas com o peso muito maior do que antes, assim como aumento proporcional do tamanho e largura dos pneus de forma a equilibrar a distribuição do peso.  Esse peso impacta o solo causando alguns problemas como compactação, aumento de processos erosivos e prejuízos na produtividade.  

Dessa forma, podemos observar que a tecnologia chega aos canaviais como uma alternativa de amenizar danos, melhorar o trabalho do produtor e reduzir os problemas relativos a gestão de pessoas. Porém ela também pode gerar alguns problemas, que podem ser corrigidos e anemizados com o manejo correto da cultura, como vamos ver a seguir.  

 

Cuidado com o solo 

Como já citado anteriormente, o tráfego de máquinas pode causar a compactação do solo, ou seja, devido a força e peso das máquinas, elas podem prejudicar a infiltração de água e nutriente para as raízes da planta e causar perda de produtividade. 

Dessa forma o manejo controlado de máquinas no canavial é muito importante para que as máquinas possam ser utilizadas sem prejudicar a plantação.

 

Manejo controlado para plantio da cana-de-açúcar 

manejo-controlado-para-plantio-da-cana

 

O manejo da mecanização agrícola ou tráfego controlado é uma boa prática para evitar danos das máquinas no solo durante o cultivo da cana.  

Dessa maneira, o controle de tráfego na cultura da cana é muito importante, visto que ele pode agir diretamente na produtividade, ou seja, as máquinas podem pisotear a plantação, invadindo áreas que são produtivas para o cultivo da cana.  

O manejo controlado do tráfego, separa as zonas de tráfegos das zonas de plantação diminuindo o seu impacto no solo. Através de linhas delimitadas é possível organizar onde será passado as máquinas sem prejudicar a produção.  

Isso pode ser feito através de GPS, receptores GNSS, sistema de correção do sinal por satélite (RTX) ou por estação de referência própria (RTK), sistemas de piloto automático que controlam e delimitam o tráfego das máquinas separando onde serão áreas apenas de tráfego das linhas de produção. 

Assim as rodas passam no mesmo lugar na colheita, evitando passar sobre a linha da cana, podendo estes caminhos serem repetidos safra após safra.  

Dessa forma, as condições físicas da maior parte da área são preservadas. 

 

Boas práticas para o aumento da produtividade 

boas-praticas-para-o-aumento-da-produtividade

 

Fazer a colheita na época certa e adequar o espaçamento do maquinário a plantação são práticas que contribuirão diretamente para aumento da produtividade.  

O manejo deve-se satisfazer as questões que visam melhorar a qualidade do plantio, ao mesmo tempo que mantenha a conservação dos solos e as práticas sustentáveis.  

 

O que achou desse conteúdo? Você pode ter acesso a esse e outros conteúdos lendo o nosso blog.  

 

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.