Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Notícias

A importância do uso do sistema de detecção de plantas e aplicação localizada via WeedSeeker

A importância do uso do sistema de detecção de plantas e aplicação localizada via WeedSeeker

 

Olá, sou Henrique Campos, Consultor Sênior em Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários e Manejo Químico de Plantas Daninhas na empresa Sabri (www.sabri.com.br) Sabedoria Agrícola parceira Geo Agri em busca de soluções para Agricultura de Precisão.

Vou falar um pouco sobre a importância do uso do sistema de detecção de plantas e aplicação localizada via WeedSeeker. O que lhe escrevo é baseado em minhas experiências como pesquisador e extensionista na Universidade de Nebraska-Lincoln - EUA, onde neste país as plantas daninhas que infestam as plantações de grãos já apresentam resistência a grande maioria dos herbicidas (Inibidores de Protox, Fotossistema I e II, EPSPS, ALS e ACCase), e com base na minha experiência como Consultor no Brasil, onde tive a oportunidade de acompanhar aplicações de herbicidas de 8 a 150 litros por hectare com ótima qualidade e, na grande maioria, com grande deriva e subdosagens nas plantas daninhas, causando efeito subletal das plantas.

O WeedSeeker é uma ferramenta para manejo de plantas daninhas resistentes, redução de deriva e, em 80% dos casos, para economia de herbicidas em até 90%.

Do ponto de vista do Manejo de Plantas Daninhas Resistentes a Herbicidas, a maioria dos grupos de compra, de fazendas com capital aberto e das fazendas com problemas no controle de capim amargoso e buva estão se preparando para uso do WeedSeeker devido à possibilidade de realizar uma terceira e até uma quarta aplicação de herbicidas em pós emergência buscando aquelas plantas daninhas de difícil controle. Mas agora com um custo por hectare antes impossível. O objetivo é não cometermos os mesmos erros feitos pelos norte-americanos, visto que estas plantas (buva, capim amargoso, caruru, etc) produzem de 200 a 700 mil sementes com 10 a 15% de viabilidade para o próximo ano agrícola.

Do ponto de vista da importância na Redução de Deriva, os sensores de detecção de plantas e aplicação localizada trabalham com pontas de pulverização que produzem gotas médias a grossas, pressão de trabalho de 200 a 400 kpa (ou 2 a 4 Bar), o que minimiza a deriva. Isto será vital para evitar a contaminação de áreas vizinhas com 2,4-D e Dicamba, uma vez que até o ano de 2020 já estarão consolidadas as tecnologias Enlist Duo (Dow Dupont) e Xtennd Max (Monsanto) para soja no Brasil. Acompanhe aqui os estudos que, na grande maioria, buscam minimizar a deriva para não aumentar o problema já criado nos EUA por plantas daninhas resistentes a herbicidas.

Por fim, do ponto de vista de Economia de Herbicidas, sempre haverá a oportunidade de economia de herbicidas com as aplicações em pós-emergência de plantas daninhas. O que até o momento só é possível com a tecnologia WeedSeeker pela diferenciação verde sobre verde. Existe um posicionamento correto do sentido da aplicação e da sensibilidade do sensor para cada estágio vegetativo da soja, evitando a aplicação onde não se faz necessário. Ainda, veja a oportunidade que se cria para a prestação de serviços com um pulverizador embarcado com esta tecnologia. Seguindo o exemplo daqueles que já estão alugando o WeedSeeker em países como Austrália, EUA e Argentina, a Sabri Sabedoria Agrícola em parceria com a Geo Agri Tecnologia Agrícola neste ano de 2018 pretende iniciar um projeto de aluguel de sensores WeedSeeker para atender a grande diversidade de áreas cultivadas com grãos no Brasil que precisam desta tecnologia para reduzir custos, manejar as plantas daninhas de difícil controle e aumentar a qualidade das aplicações de herbicidas.

Entre em contato conosco para saber mais!

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.