Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Parrot
Metos Brasil
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Uso do piloto automático para agricultura de precisão

Uso do piloto automático para agricultura de precisão

O que é um piloto automático?

O piloto automático é uma tecnologia que chegou para facilitar o trabalho do homem no campo, principalmente quando falamos em rendimento de máquinas, menor custo operacional, qualidade das operações e maior aproveitamento da área de plantio.

Acoplado em tratores, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas, como motoniveladoras e tratores de esteira, o piloto automático permite que o veículo seja guiado automaticamente por um GPS, sem a interferência do operador. Dessa maneira, essa tecnologia permite que o operador possa dar atenção a outras atividades em sua plataforma de trabalho e não somente se preocupar em guiar a máquina para manter o alinhamento e garantir o paralelismo entre passadas.

Hoje encontramos duas categorias de piloto automático:

Piloto elétrico

São motores elétricos que atuam sobre o volante permitindo o direcionamento automático dos veículos. O sistema consiste em um monitor (GPS), módulo de navegação e motor elétrico.

Piloto Hidráulico

Atua diretamente no sistema hidráulico do veículo. Essa integração pode ser através de uma válvula hidráulica acoplada ao sistema da máquina ou através de interface que se comunica diretamente ao trator. O piloto hidráulico é composto por um monitor (GPS), módulo de navegação e kit hidráulico de acordo com a marca e modelo do veículo.

Como utilizar o piloto automático em máquinas agrícolas

Como utilizar o piloto automático em máquinas agrícolas

Uma vez instalado o piloto automático no veículo, realizado todo o processo de calibração e configuração do sistema de acordo com o tipo de operação, partimos para o seu uso em campo.

Com o trator posicionado no talhão (área de trabalho), o operador tem duas opções para começar a utilizar o piloto automático. A mais simples, após ele ter definido que vai trabalhar em modo “reta”, por exemplo, é ele marcar um primeiro ponto (A), se deslocar por alguns metros dentro da área e, em seguida, marcar o segundo ponto (B). Feito isso, o sistema automaticamente vai unir estes dois pontos, criando uma reta e traçando infinitas paralelas, obedecendo sempre a largura de trabalho de acordo com sua operação, garantindo com isso o paralelismo entre as passadas.

Uma segunda opção que cada vez mais está sendo utilizada é fazer o planejamento dessas linhas de trabalho no escritório, através de software específico, que simulam a operação real garantindo um maior rendimento da máquina, menor número de manobras e melhor aproveitamento da área. Para esse planejamento no escritório é necessário que você tenha mapas georreferenciados das áreas ou imagens aéreas de alta resolução tiradas por um drone, por exemplo.

Como sugestão para garantir um melhor desempenho do sistema quanto à exatidão, é indicado ao produtor à aquisição de algum tipo de sinal de correção, como por exemplo, o sinal RTX da Trimble, que garante correções de até 3,8cm.

O piloto automático pode ser instalado na maioria das máquinas agrícolas e traz muitos benefícios para o produtor.

Conheça outras funções e vantagens do piloto automático:

  • O operador pode trabalhar de forma mais segura e precisa;
  • Melhor paralelismo nas passadas
  • Maior produtividade nas operações de campo;
  • Menos defensivos aplicados nas lavouras;
  • Menos diesel gasto por hectare;
  • Menor número de manobras;
  • Menos pisoteio dentro da área de trabalho;
  • Menor agressão ao meio ambiente.

Uso do piloto automático para agricultura de precisão

Uso do piloto automático para agricultura de precisão

A agricultura de precisão tem evoluído com a rápida evolução tecnológica e essa nova era chegou ao campo facilitando a vida do produtor agrícola.

Estima-se que o uso do piloto automático em máquinas agrícolas sofra um aumento considerável ao longo dos anos, e isso de deve aos resultados positivos de uma agricultura de precisão cada vez mais eficaz.

O uso do piloto automático é considerado um grande passo para a agricultura de precisão. O próprio sistema corrige a rota do veículo toda vez que se faz necessário, aumentando a precisão e diminuindo o trabalho do operador, ou seja, a máquina é capaz de andar sozinha e ter um alto nível de precisão.

E engana-se quem acha que para chegar nisso é trabalhoso ou que essa tecnologia não está a seu alcance. Em um curto espaço de tempo já é possível ver e trabalhar com a facilidade desse sistema.

Existem equipamentos no mercado que já são capazes de realizar a manobra de cabeceira automaticamente, diminuindo o tempo de execução quando realizado pelo operador e, além disso, já coloca o trator na próxima linha de trabalho, tudo isso sem a interferência humana, aumentando o rendimento de sua operação.

Tecnologia que gera resultados

Com a utilização do piloto automático, a qualidade do trabalho se eleva. Com a tecnologia a seu favor, o operador tem menos stress e menor fadiga, podendo realizar a operação durante o dia ou até mesmo a noite.

Com alta precisão e menor desgaste do trabalhador fica mais fácil cumprir prazos, além de gerar novas oportunidades de aplicações e operações.

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.