Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Saiba como funcionam os sistemas de piloto automático em tratores

Saiba como funcionam os sistemas de piloto automático em tratores

 

Não faz muito tempo, o conceito de um trator que se dirigia sozinho pela plantação não era muito mais do que uma curiosidade. Hoje, no entanto, a direção por meio do uso do GPS está se tornando comum na comunidade agrícola e os sistemas de piloto automático em tratores já é uma realidade.

O motivo pelo qual esse movimento está ocorrendo pode ser resumido em apenas uma palavra: eficiência. Não importa o que você está plantando ou quem está servindo; provavelmente haverá um lugar no qual a tecnologia possa oferecer benefícios — se você comprar o produto certo para sua operação.

Isso exigirá um pouco de instrução, fazendo perguntas aos fabricantes, avaliando seu negócio e testando a condução. Mas no final, valerá a pena o esforço.

Neste artigo, analisaremos a evolução da adoção de tecnologia de orientação que nos colocou onde estamos. Acompanhe conosco e entenda os potenciais benefícios que os sistemas de piloto automático em tratores são capazes de fornecer!

A evolução da agricultura de precisão

Quando o movimento da agricultura de precisão começou a surgir nos Estados Unidos em meados da década de 1990, três tecnologias transferiram o mercado da especulação para a adoção: o monitoramento de produção, a internet e o sistema de posicionamento global (GPS).

Das três, o desencadeamento de satélites de posicionamento global, anteriormente controlados pelo governo, teve o impacto mais profundo. Durante o período remanescente da década, a tecnologia foi desenvolvida em torno do estabelecimento de uma posição de campo precisa, fornecida por satélite, lançada em todos os lugares.

Empresas grandes e pequenas, novas e antigas, passaram a aproveitar do poder do GPS e construir produtos que melhorassem a agronomia e a eficiência na agricultura.

Essa primeira metade da década foi focada na melhoria da tomada de decisão agronômica. Imagens de satélites e aéreas que não tinham grande utilidade sem o GPS, eram agora a base para toda uma onda de desenvolvimento tecnológico.

Por meio de uma variedade de dispositivos de coleta de dados, os produtores começaram a coletar amostras do solo, variando a taxa de aplicação de fertilizantes e monitorando o rendimento da produção mais de perto.

Em seguida, veio a introdução dos sistemas de piloto automático em tratores, que ofereciam a possibilidade ao produtor rural de manejar a lavoura livre da interferência de um operador, apenas guiado por um GPS.

Como funcionam os sistemas de piloto automático

Os sistemas de piloto automático em tratores funcionam por meio de uma antena instalada no teto das máquinas que recebe os sinais de satélite vindos do GPS. Dessa forma, a máquina se guia automaticamente pelo campo, seguindo com perfeição o caminho definido no sistema de guia.

Os sistemas de piloto automático em tratores atuam em cima dos sistemas de direção das máquinas, permitindo que operador fique livre para acompanhar as condições do equipamento e buscar formas de aumentar a eficiência e o rendimento agrícola.

Além de diminuir a fadiga do operador, os sistemas de piloto automático em tratores possibilitam a realização de manobras de cabeceira de forma automática.

Com o piloto automático, você poderá trabalhar com linhas desenhadas previamente no computador e armazenar as passadas efetuadas anteriormente para que sejam utilizadas nas operações futuras.

Com esse recurso, é possível efetuar a integração das operações automatizadas sob uma mesma base de dados. Adicionalmente, o rendimento e a gestão da propriedade podem ser melhorados, permitindo-se que o controle do melhor percurso seja feito remotamente. O sistema de piloto automático é elétro-hidráulico e pode ser instalado em qualquer trator.

Os benefícios dos sistemas de piloto automático em tratores

O retorno econômico por meio da eficiência do campo é fundamental, é claro, mas há uma série de outros benefícios que os sistemas de piloto automático em tratores podem trazer para o usuário final, tais como:

  • Fadiga reduzida: como o operador do equipamento não tem que girar ou segurar a linha com um volante, nem corrigir manualmente a direção, o operador permanece descansado e erros por falha humana são potencialmente evitados;

  • Flexibilidade do tempo: a direção do GPS funciona dia ou noite, permitindo operações de campo mais rápidas, seguras e precisas mesmo quando a visibilidade é muito baixa. Isso permite ao usuário entrar no campo sempre que é conveniente;

  • Sensibilização do operador: como a direção é automática, o operador pode auxiliar em outras operações importantes, tais como a condição da colheita, o feedback do monitor, a condição dos implementos e os obstáculos no campo;

  • Retenção de funcionários: funcionários confortáveis ​​e seguros são funcionários felizes, tornando mais fácil segurar bons profissionais na sua equipe;

  • Vantagem competitiva: o sistema de piloto automático em tratores aumenta a eficiência e a rentabilidade da produção, o que coloca sua lavoura à frente do mercado.

Aproveite para conferir um vídeo que produzimos em parceria com a Trimble, e conheça mais soluções capazes de aumentar e otimizar sua produção. São apenas 5 minutos que podem fazer muita diferença no resultado dos seus negócios, você não perde por conferir!

Agora que você aprendeu como funcionam os sistemas de piloto automático em tratores, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as nossas outras dicas e novidades sobre o mercado agrícola!

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.