Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Como aproveitar a agricultura de precisão para aumentar a rentabilidade?

Como aproveitar a agricultura de precisão para aumentar a rentabilidade?

 

A agricultura de precisão tem se popularizado no setor, e motivos para isso não faltam. Afinal, é o momento ideal para associar o uso das melhores tendências tecnológicas e aplicá-las no mapeamento do solo, visando o melhor proveito possível das características da terra para o plantio e, assim, aumentar a rentabilidade.

Não à toa, vale observar o estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que destaca a preferência de agricultores jovens pela agricultura de precisão.

Isso evidencia uma transformação significativa dos processos, mas também aponta um perfil profissional atento a essas mudanças. É importante que o agricultor conheça as melhores maneiras de rentabilizar o seu negócio e, por isso, neste post vamos falar como você pode aproveitar a agricultura de precisão para aumentar a sua rentabilidade. Confira!

Como funciona a agricultura de precisão

A tecnologia e os seus processos ainda são pouco explorados no Brasil, embora não se tenha dúvidas a respeito da eficácia em sua aplicação. A começar pela redução significativa de custos relacionados à produção agrícola, por conta desse auxílio tecnológico.

Acontece que, para isso, o investimento deve ser feito — um dos impeditivos para que a agricultura de precisão prolifere com mais abundância pelo país. E ela funciona por meio da tecnologia aplicada no campo, que faz com que sejam disponibilizadas informações distintas para o agricultor a respeito da otimização do seu plantio. É possível, por exemplo:

  • Calcular a quantidade de produtos que serão usados para uma plantação;

  • Apontar as variáveis em quantidade com base na necessidade de cada hectare;

  • Dosar o uso de sementes;

  • Trabalhar com mais precisão na profundidade estimada para a abertura de covas;

  • Racionar o uso de recursos dispendiosos, como o combustível;

  • Calcular a média de produtividade e o quanto os colaboradores têm cumprido o estipulado.

Ou seja: é possível produzir mais, em menos tempo, e utilizando menos recursos e verbas. Algo que, com o tempo, faz o investimento inicial ser quitado com base nos resultados alcançados.

Como aumentar a rentabilidade por meio da agricultura de precisão

Como vimos acima, o uso desse tipo de tecnologia pode permitir uma produtividade mais eficiente com a utilização de menos recursos para isso. Dessa maneira, por mais que você não queira ou consiga produzir mais, o custo é reduzido, o que já aumentaria a rentabilidade do seu negócio por si só.

Sem falar em um dos diferenciais mais evidentes nas tecnologias de agricultura de precisão, que é o piloto automático. Com ele, o agricultor consegue monitorar em detalhes:

  • O uso do combustível;

  • O tempo de produção;

  • Os custos com relação ao cultivo;

  • A eficiência do seu maquinário.

Com isso, existem as estimativas de especialistas que colocam a tecnologia como a grande responsável por aumentar o rendimento produtivo em até 67%. E isso com um controle eficaz de todos os dados referentes à produção agrícola, explorando com mais lógica e racionalidade o uso dos equipamentos.

A importância da agricultura de precisão para o mercado nacional

Por meio das tecnologias digitais, o agricultor conta com um poderoso aliado da otimização de seus processos de produção. As atividades analisadas podem ser simples ou de alta complexidade, pois a agricultura de precisão oferece os dados dos quais o profissional vai se embasar para o mapeamento do solo — até mesmo com o auxílio de drones — e do plantio.

Isso ajuda a solucionar problemas também. Entre eles, podemos citar a desuniformidade nas lavouras e a tomada de decisão mais eficiente. Sem falar no benefício mais do que imediato disso, que é o aumento da rentabilidade do seu negócio e mais competitividade e sustentabilidade para o setor de agronegócio do país.

Quer saber, então, como usar a agricultura de precisão no seu negócio? Entre em contato conosco!

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.