Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Parrot
Metos Brasil
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Como aumentar a produtividade e reduzir custos?

Como aumentar a produtividade e reduzir custos?

 

Um dos grandes desafios para o produtor rural é aumentar a produtividade com redução de custos. Isso se deve a interferência de vários fatores internos e externos no campo. O surgimento de novas tecnologias para o setor agrícola tem sido cada vez mais um facilitador na rotina do produtor rural para minimizar e solucionar muitos dos problemas encontrados em seu dia a dia.  

O que chamamos de Agricultura 4.0, chega até o campo proporcionando otimização de processos, melhor planejamento e aproveitamento do tempo com tomadas de decisões mais assertivas. Mas como aumentar de fato a produtividade e reduzir os custos, visto que muitos dos problemas do campo são afetados por diversos fatores? 

A seguir vamos entender melhor e conhecer algumas soluções que contribuem para a eficácia das atividades no campo.  
 

Como aumentar a produtividade e reduzir custos? 

Como já se sabe, aumentar a produtividade e reduzir os custos é um desafio para o produtor que lida com diversos fatores de interferência em sua produção.  

Em vista disso, o produtor precisa lidar com as condições climáticas, o cuidado do solo, aplicação de insumos e fertilizantes, pragas e doenças, entre outros. 

Assim, o conjunto de práticas de precisão e o uso de tecnologias em sua rotina, tem feito com que ele decida com maior assertividade o que fazer.  

Dessa maneira, a agricultura de precisão se destaca pela sua importância no trabalho agrícola. Otimizar processos, reduzir custos e produzir mais é tudo o que o produtor precisa, mas como isso pode ser feito? 

 
A seguir você verá 5 soluções que auxiliam o produtor: 
 

  1. Utilização de drones  

utilizacao-de-drones-e-software-de-mapeamento-agricola

Os drones são muito utilizados no campo para o mapeamento e levantamento de informações das lavouras. 

A variabilidade do solo por exemplo é um dos problemas que o produtor enfrenta. Um mesmo talhão/terreno pode apresentar variabilidades, apresentando diferenças de produtividades. 

Dessa maneira, para que o produtor identifique essa variabilidade ele conta com as informações obtidas através dos drones.  

O eBee-SQ, é o drone de asa fixa da senseFly ideal para levantamento destas variações. Drone especialmente projetado para oferecer maior eficiência e qualidade no levantamento de dados, uma vez que ele vem embarcado com a câmera multiespectral Parrot Sequoia, capaz de detectar bandas não visíveis a olho nu e que possuem informações valiosas sobre a saúde de sua lavoura. 

 

 2. Software de mapeamento agrícola 

Com software de mapeamento agrícola o produtor pode realizar o mapeamento digital, utilizando as imagens dos drones de maneira mais eficaz.  

O Pix4D é um software que converte as imagens em informações precisas. Assim o produtor pode realizar o mapeamento da sua cultura, conhecê-la, identificar problemas e resolvê-los. 

 

 3. Previsão do tempo localizada  

previsao-do-tempo-localizada

As condições do tempo são fundamentais para a produção agrícola. Os fatores climáticos estão diretamente relacionados com a produtividade de uma cultura, tempo e custo.   

Por isso destacamos a importância de ter um bom planejamento agrícola com o levantamento das informações meteorológicas para ser mais eficaz na tomada de decisão e evitar possíveis riscos a produção agrícola.   

As estações meteorológicas são equipamentos ideais para o produtor ter em mãos dados climáticos de sua propriedade e em tempo real. Com alta tecnologia e fácil utilização as estações trazem informações de tempo localizadas.  A previsão do tempo localizada é de extrema importância para a tomada de decisão do produtor.  

Informações mais precisas e um bom planejamento evitam perdas e danos na lavoura. 

 

 4. Gestão de dados 
gestao-de-dados

O gerenciamento de dados é fundamental para o aumentar a produtividade e reduzir custos. Conhecer a sua cultura e a sua fazenda é essencial para melhores resultados. O Trimble Ag Software é um gerenciador agrícola de alta tecnologia capaz de conectar toda a operação da sua fazenda.  

Informações como aplicações de campo, contrato de venda, registro de silos, custos de produção, mapas de aplicação, são exemplos de relatórios que auxiliam o produtor na gestão de sua empresa.  

 

O Trimble Ag Software Solutions engloba as soluções:  

  • Farmer Stater 
  • Farmer Core 
  • Farmer Fit 
  • Farmer Pro 

Dessa maneira, o produtor tem maior economia de tempo, operações mais eficazes, aumento de lucro, menor atividade e risco humano.  

 

 5. Piloto automático  

piloto-automatico

Como já dissemos anteriormente, a agricultura de precisão é a atividade que auxilia o produtor em sua tomada de decisão.  

O uso do piloto automático é uma ótima evolução para a agricultura de precisão. O direcionamento automático nas máquinas agrícolas está em constante crescimento nas operações do dia-a-dia da propriedade. Isso porque os benefícios são muitos. A tecnologia faz a máquina “andar sozinha” com menos trabalho humano, um alto nível de precisão e maior rentabilidade. 

 

Por fim, podemos concluir que com a utilização de tecnologias é possível melhorar a otimização das atividades, proporcionam maior economia de tempo gasto, maior qualidade para o colaborador e assim maior reduzir custos e aumentar a produtividade. 

 

Para saber mais sobre esse e outros assuntos você pode acessar a nossa página do blog.

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.